Concepções de educação ambiental em livros didáticos a partir da realidade de duas escolas públicas da cidade de Xaxim-SC

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784

Keywords:

educação básica, interdisciplinaridade, meio ambiente, consumismo

Abstract

Este artigo, por meio das interfaces transversais acerca do meio ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Língua Portuguesa, História e Geografia, buscou identificar as concepções de educação ambiental que fazem parte dos livros didáticos dessas disciplinas adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim, Santa Catarina. Para tanto, os procedimentos metodológicos constituem-se pela pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, organizados em dois momentos: I) análise de livros didáticos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano); II) análise de três tipologias: conservadora, pragmática e crítica; e o estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais que separam a educação ambiental em três blocos: I) natureza “cíclica” da Natureza; II)
Sociedade e meio ambiente; III) Manejo e conservação ambiental. Conclui-se que existe um esforço para considerar a transversalidade da educação ambiental nos livros didáticos e há a necessidade de avançar-se na formação dos professores e na escolha dos livros didáticos para construir um debate crítico e transdisciplinar. Por fim, constatou-se que os livros didáticos utilizados nas duas escolas são do tipo pragmático e do Bloco I – natureza “cíclica” da Natureza –, que resultam entraves para uma práxis pedagógica ambiental crítica.

Author Biographies

Jean Carlos Bacca, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-graduando no curso de especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura pelo IFSC câmpus Xanxerê. Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Xaxim-SC.

Anderson Luiz Tedesco, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-doutor em Educação pela Unochapecó e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. 

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Published

2024-07-11

How to Cite

Bacca, J. C., & Tedesco, A. L. (2024). Concepções de educação ambiental em livros didáticos a partir da realidade de duas escolas públicas da cidade de Xaxim-SC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 144–165. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784