A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"
The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”
Visualizações: 857DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283Keywords:
Democracia, resistência cultural., Ambiente escolar.Abstract
O objetivo do artigo é estudar a importância do conselho de escola como uma instância fundamental no processo de democratização no “chão da escola”. A escola EMEF/EJA Maria Pavanatti, objeto de análise, está situada na região sudoeste de Campinas, estado de São Paulo. A ocupação do entorno da unidade educacional ocorreu, de fato, a partir do final da década de 1970, em razão do processo de industrialização implementada no município, por meio da criação dos Distritos Industriais de Campinas. Foram utilizados para a pesquisa os projetos políticos pedagógicos da unidade de ensino, Ofício do Gabinete do Prefeito, entrevistas, Atas do Conselho de Escola, artigos de jornais e revistas sobre as atividades desenvolvidas na escola.
References
AZEVEDO, Alessandro. Grande Desafio: EMEF Maria Pavanatti Fávaro disputa a final da 4ª etapa. Este ano, os alunos tiveram que projetar, construir e operar um equipamento capaz de atrair petróleo das camadas de pré-sal. Portal da Prefeitura de Campinas, 2010.https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/2143 Acessado em 11 de setembro de 2022.
BAENINGER, R. Região Metropolitana de Campinas: expansão e consolidação do urbano paulista,2001. https://www.researchgate.net/profile/Rosana-Baeninger-/publication/267198747_Regiao_Metropolitana_de_Campinas_expansao_e_consolidacao_do_urbano_paulista/links/54ea559e0cf25ba91c82f464/Regiao-Metropolitana-de-Campinas-expansao-e-consolidacao-do-urbano-paulista.pdf
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BOHMAN, J. PublicDeliberation: Pluralism, ComplexityandDemocracy. Cambridge, MIT Press., 1996.
BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário: Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
ROIZ, D. S.; GOMES, G. F.; SANTANA, I. J. (Org.). A (pós-) Verdade em uma Época de Mutações Civilizacionais. Serra/ES: Editora Mil Fontes, 2018.
FERREIRA, A. R. Como instaurar um bom clima escolar em regiões vulneráveis, Gestão Escolar, 2019.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2145/como-instaurar-um-bom-clima-escolar-em-regioes-vulneraveis Acessado em 11 de setembro de 2022.
HAN, Byung Chul. A Sociedade do Cansaço. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
LOURENÇO, Rosane Santicioli Depredação, rebeldia e resistência na escola 2005 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, 2005.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: EdiçõesN -1, 2018.
MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: Edições N -1, 2021.
MOUFFE, Chantall. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política & Sociedade, 2003, pp.11-26 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3857997/mod_resource/content/1/chantal%20mouffe_democracia%2C%20cidadania%20e%20pluralismo.pdf Acessado em 11 de setembro de 2022.
OLIVEIRA, Thainá A., et. Al. MAPA DA VIOLÊNCIA DE CAMPINAS - Diagnóstico Socioterritorial, Fundação Feac, 2019. https://www.feac.org.br/wp-content/uploads/2019/12/DIAGNOSTICO-socioterritorial-fundacao-feac.pdf Acessado 11 de Setembro de 2022.
QUIJANO, Aníbal. Revista semestral del Departamento de Estudios Ibéricos y Latinoamericanos de laUniversidad de Guadalajara, Año 3, número 5, julio-diciembre 2011, pp. 1-33http://contexlatin.cucsh.udg.mx/index.php/CL/article/view/2836/7460
REY, Beatriz. Qualidade Negociada, Revista Ensino Superior, 2011. https://revistaensinosuperior.com.br/qualidade-negociada/ Acessado em 11 de setembro de 2022.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
SEMIS, Laís. Aluno que briga e quebra carteira tem que ser punido? Gestão Escolar, 2018 https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1980/aluno-que-briga-e-quebra-carteira-tem-que-ser-punido-ou-responsabilizado#:~:text=%E2%80%9CEle%20precisa%20reparar%20o%20que,rec%C3%ADproca%2C%20relacionada%20ao%20fato%20gerador. 23 de Abril de 2018 Acessado em 11 de setembro de 2022.
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.163-186. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238- 12792018000300163&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acessado em 11 de setembro de 2022.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. tradução George Schlesinger. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Intrínseca, 2020.
Para salvar a fauna use o cérebro. Correio Popular, 20 de julho de 2009
Força Tarefa torna escola nota 10. Correio Popular, 29 de agosto de 2007
(Equipe de Ourinhos vence o Grande Desafio e dá nome a novo asteróide). Diário Oficial Poder Executivo, Seção I, 19 de junho de 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.