A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"

The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”

Visualizações: 857

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283

Palabras clave:

Democracia, resistência cultural., Ambiente escolar.

Resumen

O objetivo do artigo é estudar a importância do conselho de escola como uma instância fundamental no processo de democratização no “chão da escola”. A escola EMEF/EJA Maria Pavanatti, objeto de análise, está situada na região sudoeste de Campinas, estado de São Paulo. A ocupação do entorno da unidade educacional ocorreu, de fato, a partir do final da década de 1970, em razão do processo de industrialização implementada no município, por meio da criação dos Distritos Industriais de Campinas. Foram utilizados para a pesquisa os projetos políticos pedagógicos da unidade de ensino, Ofício do Gabinete do Prefeito, entrevistas, Atas do Conselho de Escola, artigos de jornais e revistas sobre as atividades desenvolvidas na escola.

Biografía del autor/a

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

 

Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autor de Para ser historiador no Brasil (Alameda, 2020) e O curso de Geografia e História (Alameda, 2021). Doutor em História pela UFPR, onde também fez estágio de pós-doutorado. Suas pesquisas tem se preocupado com a constituição do campo disciplinar da História no Brasil, a história de historiadores e historiadoras, a formação do ofício de historiador e a história da historiografia. E-mail: diogosr@uems.br; diogosr@yahoo.com.br.

Jonas Rafael dos Santos, Unesp

Professor permanente do mestrado profissional em análise e planejamento de políticas públicas da UNESP, Campus de Franca, da rede pública municipal de Campinas/SP, e autor de A construção social da cidadania em uma sociedade intercultural (Autores Associados, 2020). Suas pesquisas tem se pautado pela análise da estrutura da posse de escravos, os níveis e a constituição da riqueza pessoal e a história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. E-mail: jrafsantos@yahoo.com.br.

Citas

AZEVEDO, Alessandro. Grande Desafio: EMEF Maria Pavanatti Fávaro disputa a final da 4ª etapa. Este ano, os alunos tiveram que projetar, construir e operar um equipamento capaz de atrair petróleo das camadas de pré-sal. Portal da Prefeitura de Campinas, 2010.https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/2143 Acessado em 11 de setembro de 2022.

BAENINGER, R. Região Metropolitana de Campinas: expansão e consolidação do urbano paulista,2001. https://www.researchgate.net/profile/Rosana-Baeninger-/publication/267198747_Regiao_Metropolitana_de_Campinas_expansao_e_consolidacao_do_urbano_paulista/links/54ea559e0cf25ba91c82f464/Regiao-Metropolitana-de-Campinas-expansao-e-consolidacao-do-urbano-paulista.pdf

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

BOHMAN, J. PublicDeliberation: Pluralism, ComplexityandDemocracy. Cambridge, MIT Press., 1996.

BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário: Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

ROIZ, D. S.; GOMES, G. F.; SANTANA, I. J. (Org.). A (pós-) Verdade em uma Época de Mutações Civilizacionais. Serra/ES: Editora Mil Fontes, 2018.

FERREIRA, A. R. Como instaurar um bom clima escolar em regiões vulneráveis, Gestão Escolar, 2019.

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2145/como-instaurar-um-bom-clima-escolar-em-regioes-vulneraveis Acessado em 11 de setembro de 2022.

HAN, Byung Chul. A Sociedade do Cansaço. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

LOURENÇO, Rosane Santicioli Depredação, rebeldia e resistência na escola 2005 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, 2005.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: EdiçõesN -1, 2018.

MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: Edições N -1, 2021.

MOUFFE, Chantall. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política & Sociedade, 2003, pp.11-26 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3857997/mod_resource/content/1/chantal%20mouffe_democracia%2C%20cidadania%20e%20pluralismo.pdf Acessado em 11 de setembro de 2022.

OLIVEIRA, Thainá A., et. Al. MAPA DA VIOLÊNCIA DE CAMPINAS - Diagnóstico Socioterritorial, Fundação Feac, 2019. https://www.feac.org.br/wp-content/uploads/2019/12/DIAGNOSTICO-socioterritorial-fundacao-feac.pdf Acessado 11 de Setembro de 2022.

QUIJANO, Aníbal. Revista semestral del Departamento de Estudios Ibéricos y Latinoamericanos de laUniversidad de Guadalajara, Año 3, número 5, julio-diciembre 2011, pp. 1-33http://contexlatin.cucsh.udg.mx/index.php/CL/article/view/2836/7460

REY, Beatriz. Qualidade Negociada, Revista Ensino Superior, 2011. https://revistaensinosuperior.com.br/qualidade-negociada/ Acessado em 11 de setembro de 2022.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

SEMIS, Laís. Aluno que briga e quebra carteira tem que ser punido? Gestão Escolar, 2018 https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1980/aluno-que-briga-e-quebra-carteira-tem-que-ser-punido-ou-responsabilizado#:~:text=%E2%80%9CEle%20precisa%20reparar%20o%20que,rec%C3%ADproca%2C%20relacionada%20ao%20fato%20gerador. 23 de Abril de 2018 Acessado em 11 de setembro de 2022.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.163-186. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238- 12792018000300163&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acessado em 11 de setembro de 2022.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. tradução George Schlesinger. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Intrínseca, 2020.

Para salvar a fauna use o cérebro. Correio Popular, 20 de julho de 2009

Força Tarefa torna escola nota 10. Correio Popular, 29 de agosto de 2007

(Equipe de Ourinhos vence o Grande Desafio e dá nome a novo asteróide). Diário Oficial Poder Executivo, Seção I, 19 de junho de 2007.

Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Roiz, D. da S., & Rafael dos Santos, J. (2023). A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO": The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283