A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"

The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283

Palabras clave:

Democracia, resistência cultural., Ambiente escolar.

Resumen

O objetivo do artigo é estudar a importância do conselho de escola como uma instância fundamental no processo de democratização no “chão da escola”. A escola EMEF/EJA Maria Pavanatti, objeto de análise, está situada na região sudoeste de Campinas, estado de São Paulo. A ocupação do entorno da unidade educacional ocorreu, de fato, a partir do final da década de 1970, em razão do processo de industrialização implementada no município, por meio da criação dos Distritos Industriais de Campinas. Foram utilizados para a pesquisa os projetos políticos pedagógicos da unidade de ensino, Ofício do Gabinete do Prefeito, entrevistas, Atas do Conselho de Escola, artigos de jornais e revistas sobre as atividades desenvolvidas na escola.

Biografía del autor/a

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

 

Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autor de Para ser historiador no Brasil (Alameda, 2020) e O curso de Geografia e História (Alameda, 2021). Doutor em História pela UFPR, onde também fez estágio de pós-doutorado. Suas pesquisas tem se preocupado com a constituição do campo disciplinar da História no Brasil, a história de historiadores e historiadoras, a formação do ofício de historiador e a história da historiografia. E-mail: diogosr@uems.br; diogosr@yahoo.com.br.

Jonas Rafael dos Santos, Unesp

Professor permanente do mestrado profissional em análise e planejamento de políticas públicas da UNESP, Campus de Franca, da rede pública municipal de Campinas/SP, e autor de A construção social da cidadania em uma sociedade intercultural (Autores Associados, 2020). Suas pesquisas tem se pautado pela análise da estrutura da posse de escravos, os níveis e a constituição da riqueza pessoal e a história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. E-mail: jrafsantos@yahoo.com.br.

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Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Roiz, D. da S., & Rafael dos Santos, J. (2023). A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO": The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283