O Retrato do Realismo e Violência na Literatura

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285

Keywords:

Rubem Fonseca, Violência, Realismo feroz

Abstract

Este artigo tem por objetivo refletir e discutir o tema da crueldade na literatura contemporânea brasileira e, mais particularmente, o “realismo feroz”, presente em algumas obras do escritor Rubem Fonseca. A literatura e a arte embasadas na crueldade expõem, de maneira ostensiva e sem mediação, a complexidade das relações fragmentadas estabelecidas entre os indivíduos num determinado grupo social. Essas representações artísticas e literárias se apropriariam de suportes e materiais relacionados às formas extremas da representação do humano e do social desvelando uma série de experiências perturbadoras. Para desenvolver esse tema nos valemos do conceito de “realismo feroz” formulado por Antonio Cândido e retomado por Karl Erik Schøllhammer. Concluímos que nas narrativas do realismo feroz a vulnerabilidade e o risco da existência humana condicionam as condutas pessoais e sociais, ou seja, é a contingência que lança os indivíduos na condição de seres cruéis e frágeis. Essas diversas consciências resultam em seres fragmentados, desamparados e agindo desordenadamente, sem saberem como proceder de forma lógica e racional, apenas agindo instintivamente.

Author Biographies

Milena Monique Oviedo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura.

Lucilo Antonio Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela UNESP/IBILCE de São José do Rio Preto. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PGEDU, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura.

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Published

2023-06-14

How to Cite

Oviedo, M. M., & Rodrigues, L. A. (2023). O Retrato do Realismo e Violência na Literatura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285