Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil – Colombia
Visualizações: 537Keywords:
práticas educativas em saúde. qualidade de vida. prevenção e promoção em saúde.Abstract
Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.