Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil – Colombia

Visualizações: 524

Autores/as

  • Ana Maritza Gómez Ochoa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Helena Salgado Bagnato UNICAMP
  • Eunice Almeida da Silva UNICAMP

Palabras clave:

práticas educativas em saúde. qualidade de vida. prevenção e promoção em saúde.

Resumen

Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde.

 

Biografía del autor/a

Ana Maritza Gómez Ochoa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora da Facultat de Enfermeria Universidad Nacional de Colombia – Doutoranda em Educación en  la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) – UNICAMP.

Maria Helena Salgado Bagnato, UNICAMP

Professora Doutora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) - UNICAMP.

Eunice Almeida da Silva, UNICAMP

Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) – UNICAMP.

Publicado

2015-10-13

Cómo citar

Ochoa, A. M. G., Bagnato, M. H. S., & Silva, E. A. da. (2015). Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil – Colombia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 97–116. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748