Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida

Nada de novo no front

Visualizações: 340

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660

Keywords:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Currículo crítico, Mundo do trabalho

Abstract

O presente ensaio busca localizar o Novo Ensino Médio, determinado pela Lei n. 13.415/2017, como um desenho curricular que traz, para a última etapa da Educação Básica, mudanças como ampliação da carga-horária, divisão da formação em geral e específica e possibilidade de carga-horária a distância. No entanto, com o desenvolvimento de sua implementação, já é possível verificar que as alterações propostas não acarretam novidades nas estruturas escolares, ou seja, a mudança se faz para manter e aprofundar uma dualidade educacional e não há nada de novo no front do processo de metabolismo do capital no qual a escola se inscreve. Tendo em vista esses indícios, buscamos elucidar que o cerne do Novo Ensino Médio se situa no Projeto de Vida, componente curricular permeado pela noção de empreendedorismo como categoria indispensável à preparação do(a) jovem para o trabalho. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, que contou com um panorama histórico-normativo das reformas educacionais decorridas no Brasil desde a década de 1930 e uma pesquisa bibliográfica-documental de cunho materialista-dialético para desvelar criticamente as intencionalidades desse novo projeto de Ensino Médio e suas relações com as transformações do mundo do trabalho que culminaram na reforma trabalhista aprovada pelo Governo Temer.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Currículo crítico. Mundo do trabalho.

Author Biographies

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. E-mail: zanardi@pucminas.br. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4742-9288

Júlia de Moura Martins Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras , graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: julia.guimaraes@ufmt.br . ORCID https://orcid.org/0000-0002-8305-7613.

Wanderson de Sousa Cleres, Fundação Helena Antipoff

Graduado em História e Pedagogia. Professor da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Diretor de Educação Básica da Fundação Helena Antipoff (MG). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: wcleres@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7352-0646

References

ALMEIDA, C. M.; LIMA, J. C.; BOTELHO, L. S. A educação empreendedora como pontes para futuros. In: TEIXEIRA, C. S.; LEBLER, C. D. C.; SOUZA, M. V. (Orgs.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação – volume 5. São Paulo: Blucher Open Access, 2020. p. 197-213. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/openaccess/9788580394269/completo.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V.; PINHEIRO, V. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

CAZUZA; BRANDÃO, A. O tempo não para (1988). Disponível em: https://www.vagalume.com.br/cazuza/o-tempo-nao-para.html. Acesso em: 01 abr. 2023.

CER, Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. Quem somos. Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/o-cer/. Acesso em: 01 jun. 2023.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2022: divulgação de resultados. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da violência 2021. São Paulo: FBSP, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/riatlasdaviolencia2021.

LIMA, J. C.; BRIDI, M. A. C. Trabalho digital e emprego: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade. Caderno CRH, v. 32, n. 86, p. 325-341, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30561.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Presidente Temer sanciona lei do Novo Ensino Médio. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iik7xEwo8KQ. Acesso em: 01 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir. Acesso em: 16 abr. 2023.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NADA DE NOVO NO FRONT. Filme. Direção: Edward Berger. Alemanha: Netflix, 2022.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/1973). 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

SABINO, A. M.; ABÍLIO, L. C. Uberização - o Empreendedorismo como novo nome para a exploração. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 2, n. 2, p. 109-135, 2019. DOI: https://doi.org/10.33239/rtdh.v2i2.53.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Saiba como a Nova Lei Trabalhista impacta os pequenos negócios. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/saiba-como-a-nova-lei-trabalhista-impacta-os-pequenos-negocios,c16a0edf67bef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 29 mai. 2023.

SEEMG. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Caderno Pedagógico: projeto de vida. 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1YOYsGBL2SO7X9DU5TDbdxILfp4ZSuugr. Acesso em: 16 abr. 2023.

VELOSO, S. G. A. Trabalho e empregabilidade no projeto curricular reinventando o ensino médio: contribuições e desafios na definição da função social da escola. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 289 p. 2016. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_VelosoSG_1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.

Published

2023-12-15

How to Cite

Zanardi, T. A. C., Guimarães, J. de M. M., & Cleres, W. de S. (2023). Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida: Nada de novo no front. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 660–680. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660