Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida

Nada de novo no front

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660

Palabras clave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Currículo crítico, Mundo do trabalho

Resumen

O presente ensaio busca localizar o Novo Ensino Médio, determinado pela Lei n. 13.415/2017, como um desenho curricular que traz, para a última etapa da Educação Básica, mudanças como ampliação da carga-horária, divisão da formação em geral e específica e possibilidade de carga-horária a distância. No entanto, com o desenvolvimento de sua implementação, já é possível verificar que as alterações propostas não acarretam novidades nas estruturas escolares, ou seja, a mudança se faz para manter e aprofundar uma dualidade educacional e não há nada de novo no front do processo de metabolismo do capital no qual a escola se inscreve. Tendo em vista esses indícios, buscamos elucidar que o cerne do Novo Ensino Médio se situa no Projeto de Vida, componente curricular permeado pela noção de empreendedorismo como categoria indispensável à preparação do(a) jovem para o trabalho. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, que contou com um panorama histórico-normativo das reformas educacionais decorridas no Brasil desde a década de 1930 e uma pesquisa bibliográfica-documental de cunho materialista-dialético para desvelar criticamente as intencionalidades desse novo projeto de Ensino Médio e suas relações com as transformações do mundo do trabalho que culminaram na reforma trabalhista aprovada pelo Governo Temer.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Currículo crítico. Mundo do trabalho.

Biografía del autor/a

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. E-mail: zanardi@pucminas.br. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4742-9288

Júlia de Moura Martins Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras , graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: julia.guimaraes@ufmt.br . ORCID https://orcid.org/0000-0002-8305-7613.

Wanderson de Sousa Cleres, Fundação Helena Antipoff

Graduado em História e Pedagogia. Professor da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Diretor de Educação Básica da Fundação Helena Antipoff (MG). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: wcleres@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7352-0646

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Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Zanardi, T. A. C., Guimarães, J. de M. M., & Cleres, W. de S. (2023). Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida: Nada de novo no front. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 660–680. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660