Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida

Nada de novo no front

Visualizações: 340

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660

Palabras clave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Currículo crítico, Mundo do trabalho

Resumen

O presente ensaio busca localizar o Novo Ensino Médio, determinado pela Lei n. 13.415/2017, como um desenho curricular que traz, para a última etapa da Educação Básica, mudanças como ampliação da carga-horária, divisão da formação em geral e específica e possibilidade de carga-horária a distância. No entanto, com o desenvolvimento de sua implementação, já é possível verificar que as alterações propostas não acarretam novidades nas estruturas escolares, ou seja, a mudança se faz para manter e aprofundar uma dualidade educacional e não há nada de novo no front do processo de metabolismo do capital no qual a escola se inscreve. Tendo em vista esses indícios, buscamos elucidar que o cerne do Novo Ensino Médio se situa no Projeto de Vida, componente curricular permeado pela noção de empreendedorismo como categoria indispensável à preparação do(a) jovem para o trabalho. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, que contou com um panorama histórico-normativo das reformas educacionais decorridas no Brasil desde a década de 1930 e uma pesquisa bibliográfica-documental de cunho materialista-dialético para desvelar criticamente as intencionalidades desse novo projeto de Ensino Médio e suas relações com as transformações do mundo do trabalho que culminaram na reforma trabalhista aprovada pelo Governo Temer.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Currículo crítico. Mundo do trabalho.

Biografía del autor/a

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. E-mail: zanardi@pucminas.br. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4742-9288

Júlia de Moura Martins Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras , graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: julia.guimaraes@ufmt.br . ORCID https://orcid.org/0000-0002-8305-7613.

Wanderson de Sousa Cleres, Fundação Helena Antipoff

Graduado em História e Pedagogia. Professor da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Diretor de Educação Básica da Fundação Helena Antipoff (MG). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: wcleres@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7352-0646

Citas

ALMEIDA, C. M.; LIMA, J. C.; BOTELHO, L. S. A educação empreendedora como pontes para futuros. In: TEIXEIRA, C. S.; LEBLER, C. D. C.; SOUZA, M. V. (Orgs.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação – volume 5. São Paulo: Blucher Open Access, 2020. p. 197-213. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/openaccess/9788580394269/completo.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V.; PINHEIRO, V. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

CAZUZA; BRANDÃO, A. O tempo não para (1988). Disponível em: https://www.vagalume.com.br/cazuza/o-tempo-nao-para.html. Acesso em: 01 abr. 2023.

CER, Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. Quem somos. Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/o-cer/. Acesso em: 01 jun. 2023.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2022: divulgação de resultados. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da violência 2021. São Paulo: FBSP, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/riatlasdaviolencia2021.

LIMA, J. C.; BRIDI, M. A. C. Trabalho digital e emprego: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade. Caderno CRH, v. 32, n. 86, p. 325-341, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30561.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Presidente Temer sanciona lei do Novo Ensino Médio. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iik7xEwo8KQ. Acesso em: 01 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir. Acesso em: 16 abr. 2023.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NADA DE NOVO NO FRONT. Filme. Direção: Edward Berger. Alemanha: Netflix, 2022.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/1973). 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

SABINO, A. M.; ABÍLIO, L. C. Uberização - o Empreendedorismo como novo nome para a exploração. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 2, n. 2, p. 109-135, 2019. DOI: https://doi.org/10.33239/rtdh.v2i2.53.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Saiba como a Nova Lei Trabalhista impacta os pequenos negócios. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/saiba-como-a-nova-lei-trabalhista-impacta-os-pequenos-negocios,c16a0edf67bef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 29 mai. 2023.

SEEMG. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Caderno Pedagógico: projeto de vida. 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1YOYsGBL2SO7X9DU5TDbdxILfp4ZSuugr. Acesso em: 16 abr. 2023.

VELOSO, S. G. A. Trabalho e empregabilidade no projeto curricular reinventando o ensino médio: contribuições e desafios na definição da função social da escola. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 289 p. 2016. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_VelosoSG_1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Zanardi, T. A. C., Guimarães, J. de M. M., & Cleres, W. de S. (2023). Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida: Nada de novo no front. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 660–680. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660