Apropriação de conhecimentos matemáticos em um processo de formação continuada
Visualizações: 581Keywords:
Formação Continuada. Ensino de Matemática. Teoria da Atividade.Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de apropriação de conhecimentos matemáticos por um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em processo de formação continuada, com base na Teoria Histórico-Cultural, mais especificamente na Teoria da Atividade. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, em que foram realizados encontros de formação com um grupo professores de uma escola municipal, em tempo integral, no município de Campo Grande/MS, nos quais foram propiciados momentos de discussão de questões relacionadas aos conhecimentos matemáticos em si, análise das práticas pedagógicas dos participantes, planejamento coletivo das atividades de ensino a serem desenvolvidas, além da partilha de suas experiências. A análise de alguns desses encontros revela que o estudo do conteúdo matemático faz-se necessário no processo de formação continuada, visto que lacunas conceituais, identificadas pelos próprios professores, provocam insegurança tanto na organização como na materialização do ensino de Matemática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.