Apropriação de conhecimentos matemáticos em um processo de formação continuada

Visualizações: 581

Autores/as

  • Anelisa Kisielewski Esteves Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Neusa Maria Marques de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Formação Continuada. Ensino de Matemática. Teoria da Atividade.

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de apropriação de conhecimentos matemáticos por um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em processo de formação continuada, com base na Teoria Histórico-Cultural, mais especificamente na Teoria da Atividade. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, em que foram realizados encontros de formação com um grupo professores de uma escola municipal, em tempo integral, no município de Campo Grande/MS, nos quais foram propiciados momentos de discussão de questões relacionadas aos conhecimentos matemáticos em si, análise das práticas pedagógicas dos participantes, planejamento coletivo das atividades de ensino a serem desenvolvidas, além da partilha de suas experiências. A análise de alguns desses encontros revela que o estudo do conteúdo matemático faz-se necessário no processo de formação continuada, visto que lacunas conceituais, identificadas pelos próprios professores, provocam insegurança tanto na organização como na materialização do ensino de Matemática.

Biografía del autor/a

Anelisa Kisielewski Esteves, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Neusa Maria Marques de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (Allem) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (Gepape).

Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Esteves, A. K., & Souza, N. M. M. de. (2016). Apropriação de conhecimentos matemáticos em um processo de formação continuada. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 83–100. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/768