Base nacional comum curricular e educação do campo no contexto amazônico

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8655

Keywords:

Amazônia, Educação do Campo, Neoliberalismo, BNCC

Abstract

O presente estudo pretende analisar a relação entre a BNCC e a Educação do Campo no contexto amazônico, faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para isso, ocorreu uma análise documental da BNCC, do item introdução, apoiada no levantamento e análise bibliográfica, norteada pelo enfoque epistemológico do Materialismo Histórico Dialético. Trouxe apontamentos sobre a influência do Estado capitalista nas políticas educacionais e os impactos desses desdobramentos na educação em contexto amazônico. As análises apontam que a BNCC e Educação do Campo possuem divergências quanto a formação educacional: o primeiro na perspectiva neoliberal, mercadológica, pragmática, de conhecimentos padronizados e o segundo caminha nos interesses da classe trabalhadora, contra a lógica capitalista, pautada na formação crítica, omnilateral, junto a realidade do campo e sua diversidade cultural, econômica e de conhecimentos. Como considerações, afirma-se que nesse campo de disputas entre classes antagônicas, pelo currículo, conhecimento sistematizado, escola e formação de professores, é preciso pensar, como garantir uma educação no campo de qualidade social, pautada nos princípios de uma formação social justa, crítica e igualitária, corroborada com o contexto amazônico.

Author Biographies

Marcelo Bagata Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação, sob orientação da Professora Dra. Heloisa da Silva Borges, pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Licenciado em Pedagogia pela mesma Universidade, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM); Integrante dos Grupos de Pesquisa, Educação do Campo: Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (GPECAM) e CANOA. Realizo estudos na área de Educação do Campo, Currículo, Políticas educacionais e seus desdobramentos na Educação Básica.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

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Published

2024-12-18

How to Cite

Tavares, M. B., Borges, H. da S., & Mourão, A. R. B. (2024). Base nacional comum curricular e educação do campo no contexto amazônico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 54–71. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8655