A Vozes Docentes

caminhos de sonhos e angústias

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8830

Keywords:

Docência, Infância, Escola, Sonhos, Angústias

Abstract

O artigo objetiva, por intermédio da escuta das vozes de docentes de educação infantil,
identificar os aspectos que se mostram nas dimensões externa e subjetiva dos docentes e quais
os dispositivos, estratégias ou práticas emergentes na reelaboração dos foregrounds. “Vozes
docentes: caminhos de sonhos e angústias” resulta das categorias, docência – angústias e
sonhos e o lugar chamado escola, as quais nasceram da comunidade de aprendizagem da
pesquisa realizada com docentes de Educação Infantil da rede pública e privada do Município
de Frederico Westphalen/RS. Na interpretação do campo, a referida valeu-se da Análise
Textual Discursiva (ATD). Ainda, destaca-se as proposições de sonhos e angústias da escola,
nas situações observadas pelos docentes interlocutores. Assim, pela escuta das vozes dos
professores de Educação Infantil, presenciam-se as dores e as expectativas e que, na partilha e
no diálogo da comunidade de aprendizagem, pode-se observar que os sonhos se fortaleceram
e, ainda, mobilizaram, de maneira significativa a reelaboração de foregrounds.

Author Biographies

Juliane Claudia Piovesan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2023), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Especialista em Planejamento e Gestão da Educação (2003) e Graduada em Pedagogia (2001) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias URI. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas da Educação Infantil e Anos Iniciais. É pesquisadora nas áreas da formação docente, Musicalidade na Educação Infantil e Anos Iniciais. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, prática pedagógica, musicalidade, aprendizagem e ludicidade. Atua como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica e é membro da Cátedra/Unesco.

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. É líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participa do GT 19 (Educação Matemática) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do GT 07 (Formação de Professores que ensinam Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Professor, Educação Matemática, Etnoconhecimento e Processos Educativos, Educação Indígena e do Campo, Cidades Educadoras e Pedagogias Urbanas. E-mail: lucisantosbernardi@gmail.com .

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Published

2024-12-18

How to Cite

Piovesan, J. C., & Bernardi, L. . T. M. dos S. (2024). A Vozes Docentes: caminhos de sonhos e angústias. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 339–354. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8830