A Vozes Docentes
caminhos de sonhos e angústias
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8830Palavras-chave:
Docência, Infância, Escola, Sonhos, AngústiasResumo
O artigo objetiva, por intermédio da escuta das vozes de docentes de educação infantil,
identificar os aspectos que se mostram nas dimensões externa e subjetiva dos docentes e quais
os dispositivos, estratégias ou práticas emergentes na reelaboração dos foregrounds. “Vozes
docentes: caminhos de sonhos e angústias” resulta das categorias, docência – angústias e
sonhos e o lugar chamado escola, as quais nasceram da comunidade de aprendizagem da
pesquisa realizada com docentes de Educação Infantil da rede pública e privada do Município
de Frederico Westphalen/RS. Na interpretação do campo, a referida valeu-se da Análise
Textual Discursiva (ATD). Ainda, destaca-se as proposições de sonhos e angústias da escola,
nas situações observadas pelos docentes interlocutores. Assim, pela escuta das vozes dos
professores de Educação Infantil, presenciam-se as dores e as expectativas e que, na partilha e
no diálogo da comunidade de aprendizagem, pode-se observar que os sonhos se fortaleceram
e, ainda, mobilizaram, de maneira significativa a reelaboração de foregrounds.
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