Formação e competências em Silvio Romero: uma leitura

Visualizações: 628

Autores/as

  • Carlos Alberto Vasconcelos UFS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1149

Palabras clave:

Leitura educacional. Sílvio Romero. Formação e competência.

Resumen

O presente texto aborda considerações sobre o ilustre Silvio Romero, suas leituras pedagógicas, formação e competências. Apoia-se especificamente em trabalhos monográficos realizados pelos alunos do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe, com o sentido de resgatar a memória desse sergipano que em muito contribuiu para os estudos educacionais no país. Descreve sucintamente sobre origem, ideologia e pensamento pedagógico dentro de uma sociedade moderna, principalmente no século XIX. Foi escrito com base em pesquisas bibliográficas, tomando-se como referencial autores classicos: Roger Chartier, Raul Pompeia e autores contemporâneos, a exemplo de Souza (2006), Araújo (2004) e Nascimento (1997 e 2007), além de fontes históricas do arquivo da Biblioteca Epifânio Dória e da Universidade Federal de Sergipe.

 

 

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Vasconcelos, UFS

Mestrado (2000), Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (UFPE). Professor Adjunto do Depto de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) na UFS.

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

Vasconcelos, C. A. (2016). Formação e competências em Silvio Romero: uma leitura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 345–360. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1149