Formação e competências em Silvio Romero: uma leitura
Visualizações: 628DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1149Palavras-chave:
Leitura educacional. Sílvio Romero. Formação e competência.Resumo
O presente texto aborda considerações sobre o ilustre Silvio Romero, suas leituras pedagógicas, formação e competências. Apoia-se especificamente em trabalhos monográficos realizados pelos alunos do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe, com o sentido de resgatar a memória desse sergipano que em muito contribuiu para os estudos educacionais no país. Descreve sucintamente sobre origem, ideologia e pensamento pedagógico dentro de uma sociedade moderna, principalmente no século XIX. Foi escrito com base em pesquisas bibliográficas, tomando-se como referencial autores classicos: Roger Chartier, Raul Pompeia e autores contemporâneos, a exemplo de Souza (2006), Araújo (2004) e Nascimento (1997 e 2007), além de fontes históricas do arquivo da Biblioteca Epifânio Dória e da Universidade Federal de Sergipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.