Reflexões & autorreflexões de colaboradores educacionais sobre a formação inicial de professores em/para a EJA em um projeto de extensão universitária

Visualizações: 689

Autores/as

  • Eduardo da Luz Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Everton Ferrer de Oliveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1742

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores. Educação de Jovens e Adultos, Especificidades. Particularidades. Extensão universitária.

Resumen

Esse estudo tem como objetivo apresentar alguns elementos do trabalho de conclusão de curso, ao qual nos propomos a refletir sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no processo de formação inicial de professores. Apoia-se no método dialético classificando-se como uma pesquisa exploratória e explicativa. Enquanto a sua natureza utiliza a abordagem qualitativa. Seus procedimentos de coleta e análise de informações são baseados no método da triangulação e na análise de conteúdo. Na busca de alcançar o objetivo, foram elaboradas categorias de análises, partindo do corpus empírico. Como resultados, podemos inferir que a EJA é uma modalidade que contem particularidades e especificidades e, que a extensão universitária pode se constituir como lócus de formação para graduandos, propiciando a relação teoria e prática a partir dos componentes curriculares dos cursos de Pedagogia.

Biografía del autor/a

Eduardo da Luz Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina- PPGE/UFSC. Tem pesquisado a formação inicial de professores em/pára a EJA no estado do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA).

Departamento de Ciências Humanas.

Everton Ferrer de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto, compondo o corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Marina. Doutorando no Programa de Educação Ambiental- FURG/ Rio Grande.

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Rocha, E. da L., & de Oliveira, E. F. (2018). Reflexões & autorreflexões de colaboradores educacionais sobre a formação inicial de professores em/para a EJA em um projeto de extensão universitária. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 66–96. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1742