Reflexões & autorreflexões de colaboradores educacionais sobre a formação inicial de professores em/para a EJA em um projeto de extensão universitária

Visualizações: 689

Autores

  • Eduardo da Luz Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Everton Ferrer de Oliveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1742

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Educação de Jovens e Adultos, Especificidades. Particularidades. Extensão universitária.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar alguns elementos do trabalho de conclusão de curso, ao qual nos propomos a refletir sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no processo de formação inicial de professores. Apoia-se no método dialético classificando-se como uma pesquisa exploratória e explicativa. Enquanto a sua natureza utiliza a abordagem qualitativa. Seus procedimentos de coleta e análise de informações são baseados no método da triangulação e na análise de conteúdo. Na busca de alcançar o objetivo, foram elaboradas categorias de análises, partindo do corpus empírico. Como resultados, podemos inferir que a EJA é uma modalidade que contem particularidades e especificidades e, que a extensão universitária pode se constituir como lócus de formação para graduandos, propiciando a relação teoria e prática a partir dos componentes curriculares dos cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Eduardo da Luz Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina- PPGE/UFSC. Tem pesquisado a formação inicial de professores em/pára a EJA no estado do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA).

Departamento de Ciências Humanas.

Everton Ferrer de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto, compondo o corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Marina. Doutorando no Programa de Educação Ambiental- FURG/ Rio Grande.

Downloads

Publicado

05-02-2018

Como Citar

Rocha, E. da L., & de Oliveira, E. F. (2018). Reflexões & autorreflexões de colaboradores educacionais sobre a formação inicial de professores em/para a EJA em um projeto de extensão universitária. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 66–96. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1742