A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310

Palabras clave:

Gestão escolar. Professor coordenador pedagógico. Vulnerabilidade social. Intersetorialidade

Resumen

Este artigo expõe resultados obtidos em uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado e tem como escopo apontar reflexões sobre a atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP) e os desafios para implementação da intersetorialidade entre as políticas públicas. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Usando como critério de escolha o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram selecionados 06 PCP da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Para análise dos dados dialogou-se com Oliveira (2006), Libâneo (2007), Paro(2016), Lima (2018); Fernandes (2004), Araújo 2007, Esteban (2008), Ernica e Batista (2012). Os PCP relataram ausência de uma rede de serviços públicos bem estruturados e acessíveis e a existência de muitos obstáculos para a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo a rede intersetorial, principalmente nas escolas de baixo IDEB. Apontaram também dificuldades para lidar com estudantes que vivem em um contexto de demasiada miserabilidade, violência, precárias condições de saúde e habitação exigindo do docente o desempenho de funções atribuídas a outros agentes públicos.

 

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017- 2019). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004-2007). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e especialização em Gestão Social. Atualmente atua como pedagoga na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Carreira desenvolvida na área de Pedagogia, na educação escolar, atuando na regência de aulas, coordenação de ensino, orientação de alunos em estágios curriculares. Atuação na Política de Assistência Social, como pedagoga social, trabalhando com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Atendimento e Proteção Integral às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atuou como coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Ribeirão das Neves, como professora das séries iniciais do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Atuou como coordenadora pedagógica e professora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte . Atuou como pedagoga social no Centro de Referência da Assistência social no Município de Nova Lima.

Vera Lúcia Nogueira, UEMG

Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência na área da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Educação de Jovens e Adultos; Gestão da Educação e da Escola. Pesquisadora da História da Educação e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? NEPHE/FaE/UEMG - Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista BIPDT/FAPEMIG (2016/2017) - Vice-coordenadora do Forpred Sudeste (10/2017 a 10/2018). Coordenadora do PPGE/UEMG (10/2015 a 10/2019) Bolsista de Produtividade do CNPq (2020/2023). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Rodrigues da Rocha, M. A., & Nogueira, V. L. (2020). A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 419–437. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310