A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310Palavras-chave:
Gestão escolar. Professor coordenador pedagógico. Vulnerabilidade social. IntersetorialidadeResumo
Este artigo expõe resultados obtidos em uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado e tem como escopo apontar reflexões sobre a atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP) e os desafios para implementação da intersetorialidade entre as políticas públicas. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Usando como critério de escolha o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram selecionados 06 PCP da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Para análise dos dados dialogou-se com Oliveira (2006), Libâneo (2007), Paro(2016), Lima (2018); Fernandes (2004), Araújo 2007, Esteban (2008), Ernica e Batista (2012). Os PCP relataram ausência de uma rede de serviços públicos bem estruturados e acessíveis e a existência de muitos obstáculos para a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo a rede intersetorial, principalmente nas escolas de baixo IDEB. Apontaram também dificuldades para lidar com estudantes que vivem em um contexto de demasiada miserabilidade, violência, precárias condições de saúde e habitação exigindo do docente o desempenho de funções atribuídas a outros agentes públicos.
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