As contribuições da história para o estudo e a pesquisa sobre o ensino médio no Brasil

Visualizações: 524

Autores/as

  • Fernanda Helena Petrini Marçola Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Ensino médio, História da educação, Política educacional.

Resumen

Considerando o atual contexto teórico, no qual há uma considerável produção de análises inspiradas no campo da sociologia, este artigo busca aliar estes conhecimentos às contribuições do estudo da história para a pesquisa sobre o ensino médio brasileiro. Para cumprir este objetivo, recorda a contribuição teórica do historiador Fernand Braudel e sua ênfase nos estudos de longa duração, destacando neste texto os aspectos da trajetória do direito à educação nas constituições brasileiras, como um elemento importante para a compreensão do contexto mais amplo da história da educação e das políticas públicas.

 

Palavras-chave: Ensino médio. História da educação. Política educacional.

Biografía del autor/a

Fernanda Helena Petrini Marçola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.

Publicado

2014-08-18

Cómo citar

Marçola, F. H. P. (2014). As contribuições da história para o estudo e a pesquisa sobre o ensino médio no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 82–99. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/481

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.