As contribuições da história para o estudo e a pesquisa sobre o ensino médio no Brasil
Visualizações: 584Palavras-chave:
Ensino médio, História da educação, Política educacional.Resumo
Considerando o atual contexto teórico, no qual há uma considerável produção de análises inspiradas no campo da sociologia, este artigo busca aliar estes conhecimentos às contribuições do estudo da história para a pesquisa sobre o ensino médio brasileiro. Para cumprir este objetivo, recorda a contribuição teórica do historiador Fernand Braudel e sua ênfase nos estudos de longa duração, destacando neste texto os aspectos da trajetória do direito à educação nas constituições brasileiras, como um elemento importante para a compreensão do contexto mais amplo da história da educação e das políticas públicas.
Palavras-chave: Ensino médio. História da educação. Política educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.