Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921

Palavras-chave:

Currículo, Formação docente, Interculturalidade

Resumo

Resumo: O texto trata da concepção de identidade e diversidade cultural presente nas Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a formação de docentes da Educação Básica em nível superior, de 2002 a 2019, a fim de analisar como esta concepção reverbera no trabalho com as diferenças culturais, em especial a cultura indígena e quilombola na escola pública. O artigo é de natureza bibliográfica e documental de abordagem qualitativa. A base bibliográfica apoia-se em teóricos do campo da Antropologia e da Educação, e a documental inclui as Resoluções CNE/CP n. 1/2002, n. 1/2006, n.2/2015 e n. 2/2019. Como resultado, nota-se duas concepções de diversidade, uma de caráter universalista, cuja cultura indígena e quilombola é homogeneizada, em que se encaixam as Resoluções de 2002, 2006 e 2019. E outra concepção de caráter plural, adotada pelas diretrizes de 2015, em que se verifica uma tentativa de valorização da identidade cultural desses coletivos. Conclui-se que a diversidade reverbera no trabalho docente com pouca efetividade, no sentido de superar o universalismo.

Biografia do Autor

Cleide Carvalho de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC

Eliane Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Pará (2012), com período sanduíche na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade, UFPA (2010) e Licenciada em Pedagogia, UFPA (2005). Atualmente é Professora Adjunto I da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Breves, atuando no curso de Pedagogia. Trabalha com os seguintes temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Política Educacional, Metodologia do Trabalho Científico, Cultura Material, Instituições, Patrimônio e Memória. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e sócia colaboradora da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). Integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Arqueologia na Amazônia Marajoara (GEPEAMA)

Vivianne Nunes da Silva Caetano, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2018).Mestre em Educação, linha de pesquisa: Formação de Professores, Universidade do Estado do Pará-UEPA, (2013).Especialista em Informática e Educação, Universidade do Estado do Pará-UEPA (2004) e Psicopedagogia Clínica e Institucional, Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO (2010). Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Pará-UFPA (2002). Atualmente é professora efetiva do magistério superior na Universidade Federal do Pará - UFPA, com lotação na Faculdade de Educação e Ciência Humanas - Campus Universitário do Marajó - Breves - Pará. Áreas de atuação: Formação de Professores, Educação do Campo, Classes Multisseriadas/Multianos, Populações Tradicionais, Alimentação ribeirinha, Programa Bolsa Família, Metodologia da Pesquisa, Psicopedagogia, Informática Educativa, Tecnologias na Educação.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Matos, C. C. de, Costa, E. M., & Caetano, V. N. da S. (2021). Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 393–422. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921