A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107Palabras clave:
Evasão, Educação superior, Graduação, Prestígio socialResumen
O objetivo deste estudo é analisar a evasão nos cursos de elevado prestígio social de uma universidade pública federal, a Universidade Federal de Goiás. Para isso, os alunos ingressantes em 2010 foram acompanhados por um período de oito anos, até a ocorrência da evasão, identificando características que influenciam esse tempo, por meio da técnica de análise de sobrevivência. No mais, recorreu-se à técnica da regressão logística para identificar as características que mais influenciam na evasão, bem como se estimou a probabilidade e a chance da evasão ocorrer nesses cursos. Para a realização desta pesquisa, os dados dos alunos foram obtidos por meio de consulta a microdados do Censo da Educação Superior do período de 2010 a 2017, disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Além do mais, foi feita pesquisa bibliográfica, ancorada em autores que discutem temas como status, poder e profissões. Como resultado, verificou-se que a evasão nos cursos considerados de elevado prestígio foi menor que nos demais; que o abandono aconteceu de forma mais acentuada nos três primeiros anos de curso; e que houve uma relação direta entre os cursos que apresentaram menores percentuais de formados e maior percentual de evasão e de retenção.
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