A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107

Palavras-chave:

Evasão, Educação superior, Graduação, Prestígio social

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a evasão nos cursos de elevado prestígio social de uma universidade pública federal, a Universidade Federal de Goiás. Para isso, os alunos ingressantes em 2010 foram acompanhados por um período de oito anos, até a ocorrência da evasão, identificando características que influenciam esse tempo, por meio da técnica de análise de sobrevivência. No mais, recorreu-se à técnica da regressão logística para identificar as características que mais influenciam na evasão, bem como se estimou a probabilidade e a chance da evasão ocorrer nesses cursos. Para a realização desta pesquisa, os dados dos alunos foram obtidos por meio de consulta a microdados do Censo da Educação Superior do período de 2010 a 2017, disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Além do mais, foi feita pesquisa bibliográfica, ancorada em autores que discutem temas como status, poder e profissões. Como resultado, verificou-se que a evasão nos cursos considerados de elevado prestígio foi menor que nos demais; que o abandono aconteceu de forma mais acentuada nos três primeiros anos de curso; e que houve uma relação direta entre os cursos que apresentaram menores percentuais de formados e maior percentual de evasão e de retenção. 

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG. 

Eder Angelo Milani, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Estatística na Universidade Federal de São Carlos (2016). É professor lotado no Instituto de Matemática e Estatística  da Universidade Federal de Goiás. 

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) (2011). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia (2002). Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1998). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG. 

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Rosa, C. de M., Milani, E. A., & Santos, F. F. T. dos. (2022). A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107

Edição

Seção

Artigos