SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112

Palavras-chave:

Desempenho escolar. Identidade étnico-racial. Professores. Socialização étnico-racial.

Resumo

A presente pesquisa analisou se os docentes consideram que o racismo causa efeitos negativos na trajetória escolar dos discentes negros, bem como investigou se a identidade étnico-racial do professor afeta as práticas que promovem a igualdade racial. Os 87 docentes, que atuam na educação básica, colaboraram com o estudo preenchendo um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados por meio de uma análise de mediação moderada, utilizando-se a cor da pele do professor como variável preditiva, o uso de estratégias de socialização étnico-racial como variável dependente e a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros como variável mediadora. Os dados evidenciam que a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros é a variável subjacente à relação entre a cor do docente e o uso de estratégias de socialização voltadas para a transmissão de mensagens positivas sobre o negro por parte do professor.

Biografia do Autor

Patrícia Modesto Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Psicologia e em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atua como professora na educação básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Matos, P. M., & França, D. X. de. (2022). SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112

Edição

Seção

Artigos