Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380

Palabras clave:

Narrativas de formação. Ensino de Ciências. Formação de professores. Reflexão crítica.

Resumen

Nesta pesquisa buscamos compreender e investigar quais são as questões que permeiam a escolha docente de licenciandos em fase inicial de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.  Para tanto, por meio de narrativas reflexivas escritas em diários de formação, os licenciandos responderam ao questionamento do porquê da escolha docente em Ciências e Biologia, questionamento este realizado no primeiro encontro de uma disciplina de prática de ensino. Para tanto a metodologia de análise caracterizou-se como qualitativa do tipo documental, onde após leituras criteriosas foram evidenciadas categorias, que serviram como base para análise e discussão desta pesquisa. Os resultados encontrados evidenciaram a escolha profissional durante a realização da Educação Básica e a empatia com o estudo da Biologia como sendo o principal impulso para a docência, seguido da importância social da docência, a escolha docente por meio da capacitação em cursos de magistério normal, as incertezas quanto à escolha profissional e docência como vocação. Percebemos que essas narrativas promovidas pelo DF enaltecem o quanto a formação inicial e as escritas das vivências experienciadas, antes e durante o curso de docência, contribuem para a constituição de uma docência crítico-reflexiva.

Biografía del autor/a

Eloisa Antunes Maciel, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo-RS, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/MEC/FNDE), foi bolsista do Programa PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). Tem pesquisado sobre ensino de Ecologia e Educação Ambiental e suas diversas interfaces. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS .

Cleiton Edmundo Baumgratz, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado de Licenciatura em Ciência Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE). Tem pesquisado sobre formação de professores, ensino de ciências, currículo e livro didático. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor geral da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

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Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Maciel, E. A., Baumgratz, C. E., & Güllich, R. I. da C. (2021). Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 631–652. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380