Trajetória histórica oficial do programa educação inclusiva: direito à diversidade - documentos orientadores no âmbito municipal

Visualizações: 688

Autores/as

  • Jassonia Lima Vasconcelos Paccini UFMS

Resumen

A trajetória histórica oficial doPrograma Educação Inclusiva: direito à diversidade, discutida a partir dos documentos orientadores do Programa no âmbito municipal durante o período de 2003 a 2010, é o objeto deste estudo, por tratar-se de um Programa de capacitação de recursos humanos proposto pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Especial (SEESP), com o objetivo de orientar os dirigentes estaduais e municipais, na implementação de sistemas educacionais inclusivos. Este artigo objetiva apresentar a analise do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade, como está constituído e como se integra e se articula às políticas educacionais implementadas no governo Lula, no período de 2003 a 2010. O procedimento metodológico adotado no estudo foi a análise documental, tendo como referência as fontes documentais elaboradas pelo MEC/SEESP e órgãos oficiais nacionais que definem o Programa, as políticas públicas de educação e os planos de governo. Ao analisar a trajetória histórica oficial do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade verificou-se que as políticas de educação inclusiva foram e continuam sendo elaboradas, pelos governos, inspirada nos pressupostos filosóficos e políticos estabelecidos na Conferência Mundial sobre a Educação para Todos.  O Programa foi desenvolvido em parceria com 169 municípios polos, que promoveu cursos de formação continuada para gestores e educadores dos municípios de abrangência, por meio do apoio técnico e financeiro do MEC/SEESP/FNDE para a realização dos cursos, na modalidade presencial, formando 133.167 professores e gestores, no período de 2004 a 2010.      

Palavras-chave: Educação inclusiva. Diversidade. Políticas públicas.

 

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Paccini, J. L. V. (2012). Trajetória histórica oficial do programa educação inclusiva: direito à diversidade - documentos orientadores no âmbito municipal. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 84–93. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/556