A abordagem de alguns números irracionais notáveis nos livros didáticos do ensino fundamental e médio

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Autores/as

  • Wagner Marcelo Pommer USP
  • Clarice P. C. R. Pommer USP

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.581

Resumen

Este texto descreve os resultados de uma pesquisa orientada pela questão ‘Como são abordados os números irracionais no ensino básico, considerando-se como fonte o livro didático?’. Em uma amostra de livros didáticos, observamos se e como são apresentados ‘o número PI’, ‘o número de Euler’ e ‘o número de Ouro’. A investigação utilizou os núcleos de significação para analisar os sentidos do discurso presente nos textos dos livros didáticos. Constatamos que os temas apontados são introduzidos por um viés empírico ou pela definição formal, porém não ocorre intercâmbio destes pólos. Observamos que o número PI é empiricamente abordado, o número de Euler é apenas citado como uma possível base dos logaritmos e fica destaca a interface artística do número de Ouro articulada a representação algébrica. Em síntese, esta opção dos livros didáticos reforça uma concepção tecnicista, limitando a compreensão da complexidade dos números irracionais no Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Livro Didático. Núcleos de Significação. Número PI. Número de Euler. Número de Ouro.

Publicado

2012-12-18

Cómo citar

Pommer, W. M., & Pommer, C. P. C. R. (2012). A abordagem de alguns números irracionais notáveis nos livros didáticos do ensino fundamental e médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(6), 5–22. https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.581