O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071

Palabras clave:

Estado ampliado, Empresariamento, Educação, Codinorp, Paraná

Resumen

O estudo integra a pesquisa “Estado Ampliado e o empresariamento da educação pública no Brasil” que tem por referência o conceito marxista gramsciano de Estado Ampliado, para compreender a relação entre as diversas formas de dominação burguesa em sua fração empresarial e o Estado restrito. A pesquisa documental se apoia no levantamento e na análise das fontes para expor a tática político-administrativa do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) e da Secretaria Regional da Educação, vinculada à sua estrutura, bem como a atuação dos aparelhos privados de hegemonia empresariais e empresas de educação, na constituição das diferentes formas de empresariamento da educação pública. Objetiva-se explicar, compreender e analisar o modus operandi do denominado “Codinorp Educação”, em funcionamento no período de 2017 a 2020 na intermediação da venda e da oferta de produtos e serviços educacionais, geridos pelo Instituto para o Desenvolvimento Social, Ambiental, Cultural e Tecnológico Lótus, Instituto Lótus e parceiros. Conclui-se que as formas de generalização de um certo tipo de educação empresarial ganham contornos distintos e variados com a expansão dos arranjos locais, dentre eles o Consorciamento, destituindo os fins da educação pública.

Biografía del autor/a

Adriana Medeiros Farias, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estado Ampliado e Hegemonias.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Farias, A. M. (2022). O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071