A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE
Reflexões sobre o currículo integrado
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096Palabras clave:
Ação emancipatória, Currículo integrado, Saber-fazer interdisciplinarResumen
A educação escolar tem enfrentado desafios para formar sujeitos capazes de atuarem de forma crítico-reflexiva e consciente no contexto globalizado em que vivemos. Assim, é imprescindível pensarmos em um processo de formação docente ancorado na interdisciplinaridade. Com este estudo, objetivamos compreender o sentido da interdisciplinaridade durante o processo formativo de pedagogos da UPE, a fim de estabelecermos relações entre esse saber-fazer, subsidiado pelo currículo integrado. A pesquisa estar subsidiada, teoricamente em Fazenda (2013 – 2014), Ranghetti (2014) e Santomé (1998). Para isto, trilhamos o caminho metodológico da pesquisa qualitativa, subsidiada por princípios fenomenológicos. Para tanto, enfatizamos, que o curso possui uma organização curricular indicativa para o desenvolvimento de ações aportadas no currículo integrado, assim como evidenciamos que os sujeitos associam o interdisciplinar à ideia de planejamento coletivo. Concluímos, enfatizando, que a interdisciplinaridade pressupõe: inovação, transformação, interconexão entre os conhecimentos e contempla a formação do sujeito que irá atuar em uma sociedade complexa e em movimento.
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