A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631Palabras clave:
Educação escolar indígena, Escola estadual, História da educação, Instituição escolar indígenaResumen
Este artigo tem como objeto o registro historiográfico da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, localizada na aldeia Aldeinha, município de Anastácio – Mato Grosso do Sul. Para tanto, o objetivo do trabalho é analisar a constituição histórica da referida escola existente no território etnoeducacional Povos do Pantanal, como forma de apreender as relações interculturais, econômicas e sociais vividas pelos indígenas nessa instituição escolar. A fim de alcançar o objetivo pretendido, a metodologia utilizada foi qualitativa, com fontes documentais e entrevistas semiestruturadas temáticas. Os dados foram analisados à luz de autores da História, da Antropologia e da Educação. Os resultados desse registro historiográfico apontam que a história da escola se confunde com a história da comunidade e se constituiu como ponto referencial das tomadas de decisões, em que as disputas de poder são evidenciadas. Concluímos que nosso registro historiográfico da escola contribui para a compreensão de uma instituição que traz a história da própria comunidade.
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