A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Escola estadual, História da educação, Instituição escolar indígena

Resumo

Este artigo tem como objeto o registro historiográfico da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, localizada na aldeia Aldeinha, município de Anastácio – Mato Grosso do Sul. Para tanto, o objetivo do trabalho é analisar a constituição histórica da referida escola existente no território etnoeducacional Povos do Pantanal, como forma de apreender as relações interculturais, econômicas e sociais vividas pelos indígenas nessa instituição escolar. A fim de alcançar o objetivo pretendido, a metodologia utilizada foi qualitativa, com fontes documentais e entrevistas semiestruturadas temáticas. Os dados foram analisados à luz de autores da História, da Antropologia e da Educação. Os resultados desse registro historiográfico apontam que a história da escola se confunde com a história da comunidade e se constituiu como ponto referencial das tomadas de decisões, em que as disputas de poder são evidenciadas. Concluímos que nosso registro historiográfico da escola contribui para a compreensão de uma instituição que traz a história da própria comunidade.

Biografia do Autor

Kátia Cristina Nascimento Figueira, UEMS

Possui graduação em História - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e pós-doutorado em Educação também na UFSCar (2020) . Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação. 

Amarílio Ferreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pós-doutorado em História da Educação no Institute of Education da University of London (Bolsa FAPESP), Instituição com a qual mantém vínculo de Academic Visitor no International Centre for Historical Research in Education da University College London (https://blogs.ucl.ac.uk/ichre/academic-visitors/). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (mestrado e doutorado), com ênfase em História, Filosofia e Sociologia da Educação. No âmbito da pesquisa tem produzido nas seguintes temáticas de História da Educação: educação jesuítica colonial, políticas educacionais da ditadura militar, movimento sindical dos professores da escola pública e educação soviética. O professor-pesquisador defende a universidade pública, laica, gratuita e de qualidade.

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

Nascimento Figueira, K. C., & Júnior, A. F. (2024). A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 296–317. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631