Ensino superior: saberes docentes e pratica pedagógica

Visualizações: 676

Autores/as

  • Ana Paula Pereira Arantes FAMA / UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Palabras clave:

Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Saberes docentes.

Resumen

Esta pesquisa analisou os saberes dos professores atuantes em um curso de Pedagogia. O trabalho constituiu como abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 10 professores. A análise dos saberes destes professores centrou-se em três categorias: saberes de formação, do conhecimento pedagógico e da experiência. A análise revelou a predominância dos saberes da formação, oriundos dos conteúdos específicos da disciplina que o professor ministra, uma fragmentação da relação teoria e prática e uma limitação do saber profissional no que tange à consciência da sua ação pedagógica. Não foram identificadas situações que propiciam saber experiencial a partir das relações com seus pares.

Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Arantes, A. P. P., & Gebran, R. A. (2016). Ensino superior: saberes docentes e pratica pedagógica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 197–218. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/771