Ensino superior: saberes docentes e pratica pedagógica
Visualizações: 697Palavras-chave:
Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Saberes docentes.Resumo
Esta pesquisa analisou os saberes dos professores atuantes em um curso de Pedagogia. O trabalho constituiu como abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 10 professores. A análise dos saberes destes professores centrou-se em três categorias: saberes de formação, do conhecimento pedagógico e da experiência. A análise revelou a predominância dos saberes da formação, oriundos dos conteúdos específicos da disciplina que o professor ministra, uma fragmentação da relação teoria e prática e uma limitação do saber profissional no que tange à consciência da sua ação pedagógica. Não foram identificadas situações que propiciam saber experiencial a partir das relações com seus pares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.