A Radicalidade Histórico-Existencial da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8725

Palabras clave:

Pedagogia do oprimido, História intelectual, radicalidade histórico-existencial, Humanização

Resumen

Este artigo analisa as ideias centrais presentes na Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Busca-se explorar suas influências filosóficas, as nuances teóricas e as implicações práticas do seu pensamento, destacando a relevância e a atualidade de suas propostas pedagógicas. O objetivo principal é oferecer uma análise crítica e aprofundada do seu pensamento, visando contribuir para a compreensão de sua obra e de seu legado educacional, especialmente a partir dos referenciais vinculados à história intelectual (Skinner, 1997). A pesquisa demonstra a importância desse educador e de seu projeto de educação libertadora no cenário brasileiro, ressaltando a superação da opressão e a humanização do ser humano. A conscientização dos oprimidos é apresentada como um processo fundamental para a autolibertação e a transformação social. Conclui-se que a radicalidade histórico-existencial da referida obra engendra, por sua vez, uma visão transformadora e profundamente arraigada na realidade, ainda sendo capaz de transcender diversas fronteiras temporais e espaciais, mesmo depois de quase seis décadas de sua publicação. Nesse contexto, ela representa a necessidade de uma mudança fundamental na educação e na sociedade, desafiando as estruturas de opressão ora existentes.

Biografía del autor/a

Geraldo Mateus de Sá, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Filosofia (UNIFAI/SP). Mestre em Educação (UFSJ/MG). Doutor em Educação (PUC/Goiás). Professor Adjunto na Universidade do Estado do Pará/UEPA. Membro do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Linguagem e Expressão (NECCEL/UFSJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Social (GEPES/UEPA)

Aldimar Jacinto Duarte, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduado em História (Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás, 1995); mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal de Goiás UFG, 1999) e Doutor em educação pela UFG (2012). Professor no Curso de Pedagogia, no Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - e no Programa de Pós Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da PUC Goiás. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás entre os anos de 2017-2021. Foi Vice Coordenador do FORPRED Centro Oeste entre 2020-2021; Foi coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação e Movimentos Sociais ANPED Centro Oeste (2020-2022); Líder do grupo de pesquisa Juventude e Educação (CNPQ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Juventude e Educação; Movimentos sociais e educação; Cultura político, Movimentos sociais e juventude; Pensamento social, cultura e educação. Na área de História tem experiência em: História e Memória; Histórica Intelectual; Patrimônio Cultural e processos formativos.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Sá, G. M. de, & Duarte, A. J. (2024). A Radicalidade Histórico-Existencial da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 192–212. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8725