A Radicalidade Histórico-Existencial da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8725Palavras-chave:
Pedagogia do oprimido, História intelectual, radicalidade histórico-existencial, HumanizaçãoResumo
Este artigo analisa as ideias centrais presentes na Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Busca-se explorar suas influências filosóficas, as nuances teóricas e as implicações práticas do seu pensamento, destacando a relevância e a atualidade de suas propostas pedagógicas. O objetivo principal é oferecer uma análise crítica e aprofundada do seu pensamento, visando contribuir para a compreensão de sua obra e de seu legado educacional, especialmente a partir dos referenciais vinculados à história intelectual (Skinner, 1997). A pesquisa demonstra a importância desse educador e de seu projeto de educação libertadora no cenário brasileiro, ressaltando a superação da opressão e a humanização do ser humano. A conscientização dos oprimidos é apresentada como um processo fundamental para a autolibertação e a transformação social. Conclui-se que a radicalidade histórico-existencial da referida obra engendra, por sua vez, uma visão transformadora e profundamente arraigada na realidade, ainda sendo capaz de transcender diversas fronteiras temporais e espaciais, mesmo depois de quase seis décadas de sua publicação. Nesse contexto, ela representa a necessidade de uma mudança fundamental na educação e na sociedade, desafiando as estruturas de opressão ora existentes.
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