Pesquisa-ação: uma questão de linguagem

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Autores

  • Pablo Roberto Sousa Neto Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2488

Resumo

O presente texto tem o objetivo de apresentar uma discussão teórica sobre possíveis contribuições da filosofia da linguagem wittgensteiniana para a modalidade de pesquisa-ação acerca da elucidação de problemas no âmbito escolar. Para tanto, discorremos sobre a filosofia da linguagem de Wittgenstein, a fim de fornecer uma compreensão do funcionamento da linguagem por meio do uso das palavras nos diversos contextos vivenciados pelos sujeitos em suas formas de vida. Com base nos conceitos wittgensteinianos, procuramos destacar pontos que pudessem fornecer uma leitura panorâmica das relações sociais presentes na escola. Para a pesquisa-ação, buscamos apoio nas ideias de Thiollent, por considerá-las as mais próximas do nosso propósito. Vale ressaltar que o presente texto não trata de uma metodologia pronta com o passo a passo a que se deve seguir. Tampouco tem o objetivo de afirmar que os pensamentos de Wittgenstein e Thiollent convergem para algum fim. Apresentamos a pesquisa-ação como uma possibilidade para elucidação dos problemas escolares, considerando como peça-chave os aspectos dos chamados jogos de linguagem.

Biografia do Autor

Pablo Roberto Sousa Neto, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Professor do EBTT da área de matemática.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Sousa Neto, P. R., & Abreu da Silveira, M. R. (2018). Pesquisa-ação: uma questão de linguagem. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 291–315. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2488