A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA

Visualizações: 475

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Formação profissional, Qualificação profissional

Resumo

Resenha de livro que trata da necessidade de adaptação da força de trabalho frente às mudanças no modo de produção capitalista e suas consequências no processo de formação e na vida dos trabalhadores. Além disso, apresenta os aspectos ideológicos que marcaram as mudanças no mundo do trabalho ao longo do século 20.

O livro também apresenta os mecanismos adotados no chão da fábrica e no processo de formação dos trabalhadores para produzir uma força de trabalhdo adaptada às exigencias de cada momento da produção.

Biografia do Autor

Paula de Macedo Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio, Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas-BR. Atualmente é docente I na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, políticas públicas para formação do trabalho e renda, qualificação profissional, educação profissional e tecnológica.

Referências

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez Editora, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58). 117 p.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Santos, P. de M. (2023). A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853