A Política de Internacionalização da Universidade do Planalto Catarinense na Percepção da Comunidade Acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.5128

Palavras-chave:

Política de Internacionalização, Universidade do Planalto Catarinense, Desafios

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a política de internacionalização da UNIPLAC e seu modus operandi na
percepção da comunidade acadêmica. Esta instituição conquistou o status de universidade há vinte anos,
com uma trajetória relevante para o desenvolvimento regional. Usando uma abordagem qualitativa, o
estudo está teoricamente embasado no materialismo histórico e dialético, bibliográfico e documental
incluindo a pesquisa de campo com ex-reitores, professores da instituição, totalizando sete entrevistas
semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin
(2011). Dialoga-se com autores como Santos (2002), Perrota (2016), Santos e Almeida Filho (2012),
Tosta et al., (2016). A análise dos dados demonstrou que, apesar do notável crescimento de ações
visando desenvolvimento da política de internacionalização da UNIPLAC, tais como bancas com
participação de professores internacionais, realização de eventos científicos internacionais, estágios pósdoutorais, projeções de cooperação, tratativas internas e externas, as negociações são bastante genéricas,
não se traduzindo em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tais ações foram acompanhadas de uma
baixa adesão da comunidade acadêmica. As dificuldades a serem vencidas, entre outras, estão na questão
linguística, na invisibilidade desta política junto à comunidade acadêmica e na ausência de orçamento
para o setor de internacionalização.

Biografia do Autor

Rodrigo Ogliari Coelho, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Planalto Catarinense (2011). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Lages, professor do Governo do Estado de Santa Catarina e professor da Universidade do Planalto Catarinense. Trabalhou como coordenador formador da Prefeitura Municipal de Lages. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, aprendizagem, autonomia, criatividade e sorriso, educação, ambiente, comunidade, escola. Participou do Programa Líderes Internacionais em Educação na Kent State University, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e selecionado pela Fullbright Comission (2017).Participou do Programa de Desenvolvimento Proofissional para Professores de Língua Inglesa - PDPI financionado pela CAPES e selecionado pela Fulbright Comission. Mestre em Educação pelo Programa de Educação - PPGE da Universidade do Planalto Catarinense.

Geraldo Augusto Locks, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Especialização Lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); Especialização Lato sensu em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Investigador Visitante (Pó-Doutoramento) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). 

Mareli Eliane Graupe, Universidade de Osnabrueck

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Licenciada em Pedagogia (2001) e mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011) e pós-doutora pelo Programa de Antropologia Social, UFSC (2012). É pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e da REDE LIESS (Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC no biênio 2017/2018. Coordenou o Eixo 18 "Gênero, Sexualidade e Educação", na ANPED Sul (2018). Atua com as seguintes temáticas: Políticas públicas de gênero. Equidade de gênero na educação e na saúde. Sexualidades e violências. Educação em saúde. Formação de professoras. Educação Infantil. Práticas pedagógicas equitativas. Metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa.

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Publicado

17-02-2025

Como Citar

Coelho, R. O., Locks, G. A., & Graupe, M. E. (2025). A Política de Internacionalização da Universidade do Planalto Catarinense na Percepção da Comunidade Acadêmica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 322–343. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.5128