As diferenças entre o ensino de biologia na educação regular e na EJA
Visualizações: 2491DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.594Resumo
Este texto apresenta o resultado e discussão de um trabalho de pesquisa feito em escolas públicas de uma cidade do interior do Estado da Paraíba (Brasil) a respeito do ensino de Biologia ministrado a alunos de duas modalidades de ensino. A preocupação foi revelar as diferenças entre os conteúdos, metodologias e recursos materiais ministrados e utilizados com alunos do Ensino Médio regular e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta de dados foi realizada com o recurso de questionário. Responderam ao instrumento de coleta cinco professores e 36 alunos das três escolas públicas, que oferecem as citadas modalidades de ensino no município. Notamos que há uma grande diferença entre os conteúdos ensinados, bem como nas metodologias e nos recursos utilizados pelos professores, do Ensino Médio regular em relação à EJA. Essa diferença diz respeito à quantidade e qualidade dos conteúdos e das práticas, o que coloca em desvantagem a aprendizagem dos alunos da EJA. Há uma carência de materiais e recursos que dificultam o trabalho do professor em ambas as modalidades, mas na EJA ela é mais acentuada. Temos clareza que essa carência a que aludimos é reflexo da falta de uma política consistente para a educação no país.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino Médio. Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.