A fenomenologia da memória como possibilidade metodológica para pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6589Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Pesquisa Educacional. Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
A pesquisa qualitativa fenomenológica na educação surge com o principal interesse de compreender as diversas relações heterogêneas existentes em grupos escolares. Objetiva-se exibi-la como oportunidade metodológica em uma investigação sobre a memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Considera-se a abordagem como mecanismo para compreender e descrever fenômenos ao passo que se investiga os seres humanos como sujeitos e não como objetos, entendendo as conexões e as pluralidades existentes no processo de rememorar, pois ao contrário de outros métodos científicos, ela abarca ainda, a subjetividade do pesquisador. Retratou-se a técnica de histórias de vida junto as pesquisas bibliográfica e documental para enriquecer a definição do fenômeno, no qual os procedimentos estão respaldados na garantia de não interferência das informações. Nos resultados descreve-se a análise dos dados em documentos escritos buscando convergências nas informações e interpretando as experiências, considerando-se como possibilidade de trajetória metodológica que abarque a dimensão simbólica cultural do ensino em instituições escolares.
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