Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências

Concepções e práticas docentes no ensino médio.

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8663

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem., Ensino de ciências., Aprendizagem significativa.

Resumo

Este estudo investigou as concepções e práticas avaliativas de professores de ciências no ensino médio, visando compreender como esses aspectos influenciam o desenvolvimento de competências críticas e a construção significativa do conhecimento. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, envolveu 24 professores de Ciências da Natureza, com mais de um ano de experiência, em instituições de ensino médio do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, a partir de um roteiro de seis perguntas e os dados obtidos foram organizados, transcritos e analisados com a ajuda do software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2. Os resultados revelaram a predominância de práticas avaliativas tradicionais, com ênfase na avaliação somativa/classificatória, apesar do reconhecimento das limitações desse modelo. As concepções dos docentes sobre avaliação da aprendizagem e o uso de instrumentos avaliativos foram temas centrais, destacando a necessidade de promover uma avaliação mais orientada por objetivos qualitativos para fomentar uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências críticas.

Biografia do Autor

Diana Clementino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA) em 2008, realizou especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado pela Universidade de Volta Redonda (UNIFOA) em 2009, fez especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado- AEE, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) em 2013. Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2020. Doutoranda do PPG de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora efetiva do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Campus Litoral Norte, Departamento Interdisciplinar/UFRGS, da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Professora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS e do MNPEF da Sociedade Brasileira de Física, no Campus Litoral Norte, UFRGS. Possui Pós-doutorado (2015) pela UNIVATES pelo PPG Ensino, na área de Educação em Ciências-Formação de professores; Doutorado (2014) e mestrado (2010) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Biologia Animal (2001) pela UFRGS; Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1994) pela UFRGS; Graduação em Bacharelado em Zoologia (1999) e Bacharelado incompleto em Fisiologia Animal (1992) pela UFRGS. Foi supervisora de biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), no Colégio Estadual Júlio de Castilhos (2012-2013), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-campus POA, curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Química e Biologia. Foi uma das coordenadoras PIBID/CAPES UFRGS (2018-2020) da área da Educação do Campo - Ciências da Natureza. Integra o projeto "MapBiomas na escola" (Mata Atlântica) / "Geotecnologias no ensino escolar: potencializando a educação do século XXI", como bolsista FUNAPE/UFG. É integrante da "Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural e da Atividade (ISCAR)". Tem experiência nas áreas de Zoologia de Aves Aquáticas (reprodução e diversidade), e em Educação, com ênfase em Educação em Ciências, coordenando e integrando projetos de pesquisa/extensão nos seguintes temas: aprendizagem significativa; ensino-aprendizagem em ciências; didática das ciências; ciências da natureza; ensino de química, física e biologia; PIBID; formação de professores; modelos mentais; campos conceituais; interdisciplinaridade; educação ambiental e educação do campo. É líder dos Grupos de Pesquisa/CNPq vinculados à UFRGS: "Educação em Ciências" e "Ensino de Física"

Ariel Barbosa Gonçalves, Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Iguatu

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Rainha do Sertão - Unicatólica (2009) e os títulos de Especialista em Saúde Pública e da Família (2010) e Saúde da Família e Comunidade na modalidade de Residência Multiprofissional (2015). Mestre em Ensino na Saúde - CMEPES/ UECE (2019).Atualmente, docente do curso de Medicina da Estácio IDOMED, Campus Iguatu e coordenadora do NAAP (Núcleo de apoio e atendimento psicopedagógico) na mesma instituição; e docente do curso de Psicologia da FASC em Iguatu/Ce. Psicóloga Clínica com formação em Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente - AIM e Psicotraumatologia atuando em consultório particular na cidade de Iguatu/CE.Realiza pesquisas nas áreas de Saúde Mental, Atenção psicossocial, Prevenção e Posvenção do Suicídio, Psicologia Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Saúde do Trabalhador.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Oliveira, D. C. de, Tauceda, K. C., & Gonçalves, A. B. (2024). Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: Concepções e práticas docentes no ensino médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 86–104. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8663