O professor como sujeito da reforma do ensino médio: uma análise a partir dos documentos oficiais

Visualizações: 744

Autores

  • Marcos Fernando Soares Alves Instituto Federal do Paraná
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2396

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Lei n° 13.415/2017. Educação Básica. Formação de Professores.

Resumo

O texto, caracterizado como um estudo documental, se propõe a analisar alguns pontos polêmicos da Lei n° 13.415/2017 e dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre a Educação Básica e o ensino superior, buscando identificar e discutir, com base na literatura especializada, o cenário educacional ao qual a Reforma do Ensino Médio foi inserida. A ênfase do trabalho são as informações disponíveis sobre os docentes que atuam no Ensino Médio. Na tentativa de inferir sobre os motivos para se estabelecer uma reforma acelerada e sem diálogo com a sociedade ou a comunidade educacional, o trabalho aponta que os interesses da restruturação desta etapa de ensino recaem, principalmente, sobre os gargalos historicamente apresentados pelo estado na formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Marcos Fernando Soares Alves, Instituto Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É professor EBTT no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Alves, M. F. S., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2018). O professor como sujeito da reforma do ensino médio: uma análise a partir dos documentos oficiais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 304–324. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2396

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.