A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência
Visualizações: 581Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Escola Especial, APAE.Abstract
A Educação de Jovens e Adultos aparece cada vez mais como uma estratégia de escolarização para pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, em razão da necessidade da oferta de processos escolares a estudantes que não a acessaram na idade própria. O artigo que ora se apresenta traz dados parciais da pesquisa intitulada “A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial”, realizada no Centro de Educação Especial Girassol, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Município de Campo Grande/MS. Tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em andamento, com vistas a identificar as possiveis adequações no curriculo, de forma a atender a demanda. Para isso realizou pesquisa bibliográfica a partir de Freitas (2007), Guimarães (2008, 2012), Osório (2013), Piantino (2005), Ribeiro (2001), Santos (2017) e Silva (2012). Realizou-se ainda pesquisa documental, de leis e normas educacionais em vigência, bem como o Projeto Pedagógico da EJA, Proposta Pedagógica do Centro de Educação Especial e outros documentos afins. As análises revelaram a necessidade de aprofundamento de estudos, em especial sobre o curriculo e as práticas pedagógicas, de forma a criar estratégias para que os estudantes, público da educação especial, jovens e adultos, evoluam no processo de escolarização, na autonomia, na formação básica para o trabalho e na definição de seu projeto de vida.
References
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, Presidência da República. Rio de Janeiro, 17 jul. 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao34.htm> Acesso em: 06 de setembro de 2019.
_____, Decreto Nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7031-a-6-setembro-1878-548011-publicacaooriginal-62957-pe.html
Acesso em: 06 de setembro de 2019
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11/2000. Brasília. 2000.
_____. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
_____. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
_____. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na
perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008.
_____. Resolução CNE CEB 02/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL GIRASSOL - CEDEG/APAE. Relatório Quantitativo e Qualitativo do Centro de Educação Especial Girassol. Campo Grande/MS, 2007. 99f.
_____. Projeto de Curso de Educação de Jovens e Adultos na Etapa do Ensino Fundamental para Pessoas com Deficiência Mental e/ou Múltipla e Transtorno Global do Desenvolvimento. Campo Grande/MS, 2015. 26f.
_____. Proposta Pedagógica. Campo Grande/MS. 2011
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Documento Norteador Educação e Ação Pedagógica. Brasília, 2017.
FREITAS, M. F. Q. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Educar, n29, 2007.
GUIMARÃES, Mariuza Aparecida Camillo. (2012) Dispositivos Normalizadores da Educação Inclusiva: os Enunciados dos Conselhos de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Centro de Ciências Humanas e Sociais/ Programa de Pós–Graduação em Educação. Curso de Doutorado. [Tese]. Campo Grande/MS. [ p. 33-44]
_____. A normatização e os desafios da Educação Inclusiva em Mato Grosso do Sul. In SILVA, A. R. et al. Educação políticas públicas e formação de professores. Campo Grande/MS: UNIDERP, 2008. p. 107-124.
MATO GROSSO DO SUL. SED/CEE/MS. Deliberação CEE/MS nº. 7828/2005.
_____. SED/CEE/MS. Parecer Orientativo n° 308, de 4 de outubro de 2013.
OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. LEÁO, Tatiana Calheiros Lapas. Diversidade e educação especial em diálogos: reflexões sobre os discursos da inclusão. In: Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, 2013, Santa Maria-RS, p. 685-698
PIANTINO, Lurdinha Danezy. Escola e família um compromisso comum em educação. In: Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Ministério da Educação, Brasília, 2005, p. 37-41
RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando, PIERRO, Maria Clara Di. Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. Disponível em: www.scielo.be/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf>. Acesso em: 06 de setembro de 2019.
SANTOS, Juliana Silva dos. PEREIRA, Marcos Villela. Educação de Jovens e Adultos: um currículo de demanda atenção. In: Congresso Nacional de Educação, nº 13, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2017. p. 6867-6880. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24764_13108.pdf>. Acesso em: 23 de outubro de 2019.
SILVA, Maria Odete Emygdio da. Educação Inclusiva – um novo paradigma de Escola. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 19, n. 19, apr. 2012. ISSN 1646-401X. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2845>. Acesso em: 23 de outubro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).