A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência

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Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Escola Especial, APAE.

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos aparece cada vez mais como uma estratégia de escolarização para pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, em razão da necessidade da oferta de processos escolares a estudantes que não a acessaram na idade própria. O artigo que ora se apresenta traz dados parciais da pesquisa intitulada “A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial”, realizada no Centro de Educação Especial Girassol, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Município de Campo Grande/MS. Tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em andamento, com vistas a identificar as possiveis adequações no curriculo, de forma a atender a demanda. Para isso realizou pesquisa bibliográfica a partir de Freitas (2007), Guimarães (2008, 2012), Osório (2013), Piantino (2005), Ribeiro (2001), Santos (2017) e Silva (2012). Realizou-se ainda pesquisa documental, de leis e normas educacionais em vigência, bem como o Projeto Pedagógico da EJA,  Proposta Pedagógica do Centro de Educação Especial e outros documentos afins. As análises revelaram a necessidade de aprofundamento de estudos, em especial sobre o curriculo e as práticas pedagógicas, de forma a criar estratégias para que os estudantes, público da educação especial, jovens e adultos, evoluam no processo de escolarização, na autonomia, na formação básica para o trabalho e na definição de seu projeto de vida.

Biografía del autor/a

Hugo Jader Monteiro Cardoso, APAE Campo Grande - MS

Geógrafo (bacharel e licenciatura), especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial: Deficiência Intelectual, cursando Pedagogia. 

Professor Efetivo na Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Campo Grande. Já atuou também na rede particular de ensino como professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Alexander Fleming, Harmonia Bilíngue, Bionatus, Maria Montessori, Colégio Dom Bosco, Latino Americano, Colégio Maria Auxiliadora, colégio ABC/CBA entre outros.
Foi professor de Geografia e Coordenador Pedagógico do Colégio Militar de Campo Grande - MS durante oito anos.

 Foi professor e coordenador pedagógico e atualmente é Diretor Escolar no Centro de Educação Especial Girassol - CEDEG/APAE, de Campo Grande/MS.

Mariuza A. C. Guimarães, UFMS

Mariuza Aparecida Camillo Guimarães Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), Especialista em Educação Especial (2000) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), Doutora em Educação pela mesma Instituição (2012). Atuou como docente na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e como Técnica e Coordenadora Pedagógica na área da Educação Especial pela mesma Rede. No Ensino Superior atuou como Docente na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), na Associação de Ensino Superior de MS (FCG-FACSUL), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e como Coordenadora no Curso de Pós Graduação em Educação Especial no Instituto de Qualificação Profissional Libera Limes. Foi ainda, Conselheira do Conselho Estadual de Educação, representando os Movimentos Populares, no período de 2003 a 2007, tendo ocupado a Presidência desse Órgão na Gestão 2006-2007. Conselheira-Suplente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MS) de 2008 a 2011, pela UEMS. Atualmente é Conselheira Suplente no Conselho Estadual de Educação, representando os movimentos populares, 2019 a 2023. É Vice Coordenadora do Fórum Estadual de Educação MS. Atuou no Campus de Aquidauana, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no período de 2011 a 2014, como docente e nas funções de coordenadora do Curso de Pedagogia, no período de 2011 a 2012 e Coordenadora de Gestão Acadêmica, no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014. Atualmente é lotada na Faculdade de Educação/FAED/UFMS/Campo Grande, onde ocupou a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia/FAED, Mandato 2018-2020. Membro efetiva do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais nos Referenciais Foucaultianos/GEIARF/UFMS/CNPQ. Colaborou nos Projetos de Pesquisa: ?A participação da UEMS para a Construção da Educação Inclusiva em MS/UEMS? e ?Ensino Fundamental de Nove Anos: Regulamentação x Implementação (UEMS/UFMS/UFGD)?. Coordenou o Projeto de Pesquisa "Os discursos da educação inclusiva pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental", no período de 2014 a 2016. Coordena atualmente pesquisa A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial. Coordenou os Projetos de Extensão "Curso Básico em Libras"; "Curso de Aperfeiçoamento em Libras", Seminários Temáticos em Educação Especial, entre 2011 e 2013 em Aquidauana e em 2019 em Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Legislação Educacional, Gestão e formação de professores

Citas

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Acesso em: 06 de setembro de 2019

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Publicado

2021-03-27

Cómo citar

Cardoso, H. J. M., & Guimarães, M. A. C. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 18–36. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5969