AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: (Re)visitando saberes
Visualizações: 549Palabras clave:
Inclusão escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.Resumen
Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, tem como objetivo abordar pesquisas encontradas e relacionadas ao uso da tecnologia assistiva na educação dos estudantes com paralisia cerebral nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Campo Grande- MS. Para compor a presente pesquisa foram selecionados os estudos das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library (SciELO) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), por serem as bases de dados que apresentaram produções que se aproximavam do tema. Para o levantamento de dados, tendo em vista o caráter multiprofissional dos temas, foram utilizadas palavras descritoras isoladas como chaves de buscas, representadas pelos termos: Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral; Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais. a fim de abranger as pesquisas atuais sobre a temática.
Citas
ALMEIDA, R. C. G. O. Desenho universal e Tecnologia Assistiva: implementação de atividades pedagógicas para aluna com paralisia cerebral em classe comum. 2018. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
ALPINO, A. M. S. Consultoria colaborativa escolar do fisioterapeuta: acessibilidade e participação do aluno com paralisia cerebral em questão. 2008. 192 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
ALVES, A. C. J. A Tecnologia Assistiva como recurso à inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. 2009. 169f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
BERSCH, R. C. R. Design de um serviço de Tecnologia Assistiva em escolas públicas. 2009. 231f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Porto Alegre, 2009
DORNELAS, L. F.; MAGALHAES, L. C. Desempenho funcional de escolares que receberam diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor até os dois anos. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 34, n. 1, p. 78-85, mar. 2016.
EMER, S. O. Inclusão escolar: formação docente para o uso das TICs aplicada como Tecnologia Assistiva na sala de recurso multifuncional e sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
FACHINETTI, T. A.; GONCALVES, A. G.; LOURENCO, G. F. Processo de construção de recurso de Tecnologia Assistiva para aluno com paralisia cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 23, n. 4, p. 547-562, Dez. 2017.
GALVÃO FILHO, T. A.. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectiva. 2009. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
HUMMEL, E. I. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso da Tecnologia Assistiva. 2012. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
LOURENÇO, G. F.. Protocolo para avaliar a acessibilidade ao computador para alunos com paralisia cerebral. 2008. 214f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
MACHADO, M. F. Processo de prescrição e aplicação de adaptações de acesso ao computador na paralisia cerebral. 2013. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
MANZINI, E. J. Questionário TAE II: Tecnologia Assistiva para educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2013.
MARCOLIN, A. A. A. As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade: a contribuição do software boardmaker® with speaking dynamically pro v.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria. 2013. 182f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Faculdade de Educação, Caxias do Sul, 2013.
PELOSI, M. B. Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
REIS, C. V. Tecnologia Assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014
ROCHA, A. N. D. C. Recursos e estratégias da Tecnologia Assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. 2013. 210 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
ROCHA, A. N. D. C.; DELIBERATO, D. Tecnologia Assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, p. 71-92, Mar. 2012.
RODRIGUES, M. E. N. Avaliação da Tecnologia Assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza – Ceará. 2013. 116f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2013
SEABRA JUNIOR, M. O.; LACERDA, L. C. Z. Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógico. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230016, p. 1-12, 2018.
SILVA, G. P. Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
SILVA, M. O. Avaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC). 2014. 190 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).