DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Caminhos e perspectivas
Visualizações: 710Mots-clés :
Deficiência Intelectual. Formação. Trabalho. Inclusão.Résumé
O presente texto tem por objetivo geral apresentar as concepções teóricas e pedagógicas curriculares no processo de formação da pessoa com deficiência intelectual para o trabalho numa escola de educação especial de Campo Grande, MS, trata-se de uma pesquisa que parte de uma abordagem qualitativa descritiva dos objetivos estabelecidos. Os procedimentos técnicos basearam-se em pesquisa bibliográfica para coleta dos dados, teve-se como resultados a sistematização dos dados e a experiência vivenciada o que nos permite observar que a perspectiva pedagógica adotada de formação e organização curricular têm suas concepções baseadas na pedagogia histórico-critica e psicologia histórico-cultural, ambas fundamentada no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que o processo de formação para o trabalho e inclusão da pessoa com deficiência intelectual é um importante caminho para o seu desenvolvimento sociogenético e microgenético, porém estas condições não são imediatas, mas construídas baseado numa organização curricular que propicia a formação de conceitos científicos que se arraigam a práxis cotidiana dos sujeitos.Références
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. [S.1.: s.n.] 1970.
APAE, Educação Profissional. Belo Horizonte, MG: 2000.
BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara. Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998. (Série Educação Especial).
BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (Orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998. p. 21-51.
BRASIL. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2. d. – Brasília: TEM, SIT, 2007.
BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. 1988. São Paulo: 2005.
BRASIL. Decreto n. 3298 de 20 de dezembro de 1999.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (TEM) – Legislação relativa ao trabalho de pessoas portadoras de deficiência: coletânea. Brasília: TEM, SIT/ DSST, 1999.
CARDOSO, M. C. F. (1997). Abordagem Ecológica em Educação Especial: Fundamentos básicos para o currículo. Brasília: MEC/CORDE.
CARTILHA DO CENSO 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.
CORAZZA, S.M. Currículo como modo de subjetivação do infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 22., 1999, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 1999.
FENAPAES. APAE educadora - a escola que buscamos: proposta orientadora das ações educacionais. Brasília: FENAPAES, 2001.
GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 1995.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte, 1978.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre univerdades. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1984. Polêmicas do nosso tempo).
SOUZA, Vera Lúcia Pereira. Educação Especial: Oficinas Pedagógicas. Educação Profissional para os Alunos com Deficiência Intelectual Significativa. SEED. 2010.
Radar SIT. Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil. https://sit.trabalho.gov.br/radar/ em 13/12/2020.
VIGOTSKY, L.S. El nino ciego. In obras completas. Tomo V. Habana: Cuba, 1989.
OLIVEIRA, L. M. B. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com deficiência. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência, 2012
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).