Distribuição dos professores temporários em municípios de até 50 mil habitantes (2011-2020)

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DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9096

Mots-clés :

Professores Temporários, Redes Municipais, Pará

Résumé

Este estudo investiga a presença de professores temporários em redes municipais paraenses com até 50 mil habitantes, entre 2011 e 2020. Utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados dados extraídos de plataformas abertas, como o Censo Escolar do INEP, o Laboratório de Dados Educacionais da UFPR e o Censo Brasileiro (IBGE). Os dados dos professores temporários foram tratados com aplicação de parâmetros estatísticos como a média, a mediana e desvio padrão. Os resultados indicam que a média de professores temporários ultrapassam os 38%. Em relação aos valores da amplitude, todos os municípios analisados exibem percentuais acima dos 30%. Portanto, os dados confirmam que os municípios paraenses, apresentam um quadro percentual de descumprimento da legislação sobre a admissão dos professores temporários.

Bibliographies de l'auteur

Herilene Chaves de Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestranda da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação em Cultura do Campus Universitário do Tocantins (UFPA/CUNTINS/PPGEDUC). Bolsista na Fundação Amazônia de Amparo à Estudo e Pesquisa (FAPESPA).

Ariel Feldman, Université fédérale de Pará. Campus universitaire Baixo Tocantins/Cametá

Il est titulaire d'un doctorat en histoire sociale de l'université de São Paulo (2013), d'une maîtrise (2006) et d'une licence (2003) en histoire de l'université fédérale de Paraná. Il a effectué un stage post-doctoral au Centre des politiques éducatives de l'Université fédérale de Paraná. Il est actuellement professeur adjoint à l'université fédérale du Paraná, sur le campus universitaire de Tocantins/Cametá. Il enseigne le cours d'histoire et est chercheur dans le cadre du programme de troisième cycle en éducation et culture. Il a de l'expérience dans la recherche sur les politiques éducatives, l'enseignement de l'histoire et la recherche historique. Pendant plus de dix ans, il a mené des recherches sur l'histoire politique du Brésil au XIXe siècle. Il étudie actuellement les politiques éducatives au niveau municipal.

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Publiée

2024-12-18

Comment citer

Sousa, H. C. de, & Feldman, A. (2024). Distribuição dos professores temporários em municípios de até 50 mil habitantes (2011-2020). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 233–251. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9096

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