Usando bem, que problema tem? P nicos morais, mídias digitais e juventude no Brasil

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Autores

  • Lara Rodrigues Facioli Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Juliana do Prado Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2240

Palavras-chave:

Mídias digitais. Pânicos morais. Juventude. Baleia Azul.

Resumo

O artigo analisa a circulação de moralidades acerca dos usos das mídias digitais por jovens brasileiros a partir de uma reflexão dos medos coletivos relacionados à prática específica do suicídio. Para isso, nos concentraremos nos discursos em torno do jogo Baleia Azul que circularam na rede no ano de 2017 e que trouxeram à tona conteúdos diversos sobre a experiência de jovens brasileiros com a internet e os serviços de rede social. O objetivo é discutir as relações entre pânicos morais e controle social dos usos das mídias digitais por jovens, bem como apontar as especificidades que esse tipo de mídia assume em suas relações de socialidade. Em um segundo momento, com base nas reflexões propostas por uma Sociologia Digital e pela perspectiva da modelagem social da tecnologia, apresentaremos algumas reflexões que nos auxiliam a pensar a utilização das tecnologias pelos adolescentes para além dos discursos da patologia,  buscando compreender seus usos de maneira contextual, resultado de relações estabelecidas no âmbito familiar, escolar e em círculos de amigos.

Biografia do Autor

Lara Rodrigues Facioli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós- Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina

Juliana do Prado, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta no curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, campus de Paranaiba

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Publicado

02-08-2018

Como Citar

Facioli, L. R., & do Prado, J. (2018). Usando bem, que problema tem? P nicos morais, mídias digitais e juventude no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 158–183. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2240

Edição

Seção

Artigos Temáticos