Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis

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Autores/as

Palabras clave:

educação libertadora, educação intercultural, história da educação, colonialidade

Resumen

Diálogo, comunhão, amorosidade, respeito e outros atributos humanizadores referenciam Paulo Freire para o mundo, não o circunscrevendo a um método, mas o materializando em uma atitude filosófica e política substancial para a história da educação e para a práxis educativa intercultural. Objetivou-se compreender a maneira como Paulo Freire influencia as reflexões e ações educativas direcionadas aos indígenas da América Latina. A pesquisa associou uma revisão sistemática à análise de conteúdo guiada pelo software Iramuteq. Coletaram-se os dados das bases Web of Science, Scopus e SciELO Citation Index. Das 85 publicações localizadas, elegeram-se 22 artigos, indexados de 2003 a 2022. A maioria (n=14) abordou a conjuntura brasileira, mas México, Colômbia, Costa Rica, Cuba e República Dominicana foram contemplados. Sintetizaram-se as evidências em quatro categorias: interculturalidade dos princípios epistemológicos freireanos; aplicabilidade dos construtos de Paulo Freire na educação indígena; valorização dos conhecimentos indígenas; e formação superior para a atenção à saúde indígena. Conclui-se que Paulo Freire embasa ações promotoras da educação indígena não restritiva à escolarização, sedimentando a práxis intercultural. Os estudos denunciam a persistência de reverberações coloniais contra os povos indígenas, sendo urgente, portanto, fortalecer as iniciativas centradas na educação libertadora.

 

Biografía del autor/a

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC) e Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da UFPB, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal (2021). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2009). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1997). Licenciado em Ciências Sociais (UFPB/1994). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

2024-01-11

Cómo citar

Neves, V. N. S., & Machado, C. J. dos S. (2024). Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis . INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 50–71. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/7440